Oficina na Fundação Terra Mirim!
No dia 30 de março visitamos a Fundação Terra Mirim, em Simões Filho, aqui na Bahia. Lugar lindo e de tranquilidade, Terra Mirim é é uma comunidade que segue os passos dos ensinamentos do Xamanismo da Deusa Mãe, e vem resgatando e ensinando a cultura espiritual através da Xamã Alba Maria, mulher de paz e de grande sabedoria que é a líder espiritual e instituidora da Fundação. A Fundação Terra Mirim iniciou suas atividades a 22 anos atrás e inicialmente era conhecida como Centro de Luz, onde se recebiam várias pessoas do Brasil e do mundo que buscavam uma nova forma de viver. A construção do espaço se deu junto ao processo de aprofundamento dos próprios membros na filosofia do xamanismo.
Aparentemente Terra Mirim tem uma história escrita por muitas mãos, que deixaram suas marcas seja na filosofia, na energia ou mesmo nas paredes dessa terra, deve ser por isso que o local seja uma espécie de ambiente mágico e gratificanteNossa estadia de um dia no local nos rendeu bons frutos, fomos conhecer a comunidade e baseando-se no nosso tema, fomos atrás das PANCs locais. Nos reunimos e nos apresentamos, fomos bem recebidos a "casa abençoada que só que nosso bem". O local além de contribuir para o espiritual, faz um trabalho no desenvolvimento social, ambiental e cultural da região de Simões Filho.quer o nosso bem" e partimos para uma caminhada pela área da comunidade em buscas de plantas alimentícias não convencionais. No retorno, tivemos um saldo positivo de coletas de plantas e troca de conhecimentos.
Após a caminhada, tivemos um encontro maravilhoso com a Xamã Alba, onde agradecemos a natureza o que foi coletado e nos foi oferecido um almoço. À tarde, realizamos uma oficina de gastronomia onde produzimos com as plantas coletadas alguns pratos: geleia de vinagreira ( Hibiscus sabdariffa ) com flor de monguba, também conhecia como cacau de macaco (Pachira aquatica), pão de beldroega (Portulaca oleracea) com as castanhas da monguba; arroz com coração da banana (Musa paradisiaca), dendê (Elaeis guineensis) e folhas de hortelã grosso (Plectranthus amboinicus), broto de bambum cozido, suco de cana de macaco (Costus spicatus) com manjericão (Ocimum basilicum), quioiô (Ocimum gratissimum) e limão (Citrus limonum) além de outro suco com flores de hibiscus (Hibiscus rosa-sinensis) e limão. As criações foram degustadas por todos que avaliaram os pratos e a experiência da oficina. Quer ver mais algumas fotos desse evento ? Visite nossa galeria em Eventos e acompanhe como foi esse dia. Conheça mais a Fundação Terra Mirim no endereço eletrônico: http://terramirim.org.br/